segunda-feira, outubro 24, 2005

AQUELE ABRACO
Gilberto Gil
Interpretado pelo Grupo Sambando

fotografia cedida pela Papalagui, a quem dou Aquele Abraco

Depois de ter sabido a historia deste samba, fico sempre muito comovida quando o ouco.
Gilberto Gil escreveu o Aquele Abraco quando saiu da prisao, a primeira parte da letra e simplesmente a descricao emocionada do seu regresso a casa:

O Rio de Janeiro continua lindo
O Rio de Janeiro continua sendo
O Rio de Janeiro, fevereiro e março

Alô, alô, Realengo - aquele abraço!
Alô, torcida do Flamengo - aquele abraço!

Chacrinha continua balançando a pança
E buzinando a moça e comandando a massa
E continua dando as ordens no terreiro

Alô, alô, seu Chacrinha - velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha, Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha - velho palhaço
Alô, alô, Terezinha - aquele abraço!

Alô, moça da favela - aquele abraço!
Todo mundo da Portela - aquele abraço!
Todo mês de fevereiro - aquele passo!
Alô, Banda de Ipanema - aquele abraço!

No entanto, pouco tempo depois Gil partia para o exilio em Inglaterra e os ultimos versos sao uma despedida, uma despedida de alguem que nao sabe se algum dia voltara ao Brasil:

Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço
A Bahia já me deu régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu - aquele abraço!
Pra você que meu esqueceu - aquele abraço!

Alô, Rio de Janeiro - aquele abraço!
Todo o povo brasileiro - aquele abraço!



5 Comments:

At 9:06 da manhã, Blogger ana said...

Ah, que bom começar assim o dia! Aquele abraço, joana, povo, mundo, aquele abraço!

 
At 9:49 da manhã, Blogger Joana said...

e a citacaozita de hoje? hummmmm
:-)

 
At 10:56 da manhã, Blogger Patrícia said...

as tuas músicas não me começam o dia, mas geralmente acabam-no....assim sendo fica sabendo que hoje acabei o meu dia a sambar!

Beijocas

 
At 12:42 da tarde, Blogger Leonor said...

Mil beijinhos e aquele abraço também!!!!!!!!!

 
At 9:18 da tarde, Blogger Elsita said...

Aqueeeeeeeeele abraço para vocês!
Tenham uma óptima semana!

 

Enviar um comentário

<< Home